Ampliação

Prestígio ancorado também em filme exibido anteriormente. O penúltimo tivera sucesso, só assim garantindo direito a transformar-se em plataforma que catapultava filme ainda melhor: "Depois do grande êxito de 'FILHOS DE NINGUÉM", apresenta agora um drama mais emocionante, mais humano e mais real que é 'TORTURA DE MÃE'". Em Setembro de 1958, "a Empresa concessionária deste cinema tem a honra de apresentar o encantador filme colorido [SISSI A JOVEM IMPERATRIZ] QUE COMEÇA ONDE 'SISSI' TERMINOU". Em Abril de 1959 a saga continuava: "A Empresa concessionária deste cinema, tem a honra de apresentar o encantador filme colorido QUE COMEÇA ONDE 'SISSI, A JOVEM IMPERATRIZ' TERMINOU -- Este encantador filme é a continuação e fim de 'SISSI' e 'SISSI, A Jovem Imperatriz' já exibidos neste cinema". O fim da novela chamava-se "SISSI E O DESTINO". (*) A carreira de Romy seguida na publicidade, que havia de festejar a sua maioridade. "ENTRE DOIS AMORES" era "o primeiro filme da encantadora Actriz ROMY SCHNEIDER classificado para maiores de 17 anos".

"PAIXÃO DESNUDA" apresentava-se como "filme de argumento sentimentalão, muito do género do 'DIREITO DE NASCER" ou 'FILHOS DE NINGUÉM', dramas comoventes, enternecedores". "CAPITÃO BLOOD" (1941), um filme "que renova o espírito de aventura do Sinal do Zôrro, reina o heroísmo de Beau Geste e suplanta a grandiosidade de Ben-Hur com os seus formidáveis combates navais".

Noutros casos assinalava-se que determinado filme continuava um já exibido. Destaque só justificado pelo facto do filme primeiro ter sido sucesso de bilheteira: " 3 ARTILHEIROS NA VADIAGEM -- Este filme completa um outro já apresentado por esta Emprêsa -- 3 ARTILHEIROS -- o qual foi considerado o filme mais cómico até hoje apresentado em Portugal".

"TARZAN E A COMPANHEIRA" rebobinava outros êxitos, que olhava com sobranceria: "Um novo filme muito superior a TARZAN O HOMEM MACACO e ao próprio TRADER HORN". "ESCOLA DE VAGABUNDOS", que passou pela Lousã em 1958, comparava em pacote: "Um filme que choca, enternece, faz rir e emociona como DEUS LHE PAGUE, CONTINUO A ESPERAR-TE, NEGRA É A MINHA COR ou VIDAS SEM LUZ!"

Em "CHICAGO", na Lousã também em 1958, a comparação servia para equiparar, não para subalternizar o filme anterior: "O que 'HÁ LODO NO CAIS' foi para as docas de Nova-Iorque... é este filme para a cidade de Al Capone". Filme com outra curiosa referência a encimar o título: "O filme cuja produção eles tentaram sabotar... porque põe a descoberto toda a tenebrosa organização dos mais poderosos 'gangsters' dos estados-Unidos!" "VIDAS SEM LUZ" também não estava interessado em superar, a equiparação já era bastante lisongeira: "É uma super-produção de grande envergadura artística e comercial que igualou em todos os países o êxito enorme de DEUS LHE PAGUE". De "SOL E TOUROS", em reprise na Lousã por Fevereiro de 1957, afiançava-se "filme que vai igualar o êxito de CAPAS NEGRAS". (**)


(*) O filme "OS FILHOS DOS TRÊS MOSQUETEIROS" vivia, como o título indica, do sucesso das aventuras dos progenitores": "V. Exa. ficou cativado com as famosas façanhas dos pais? Agora ficará suspenso das heróicas aventuras dos seus filhos! E não esqueça que um dos filhos é Maureen o'Hara que é simplesmente estupenda a lutar!" Em suma, os três filhos maila filha excediam "em audácia, aventura, amor e heroísmo as façanhas que imortalizaram seus pais!"

(**) Por vezes os folhetos recuperavam slogans anteriores, glosando-os no novo filme a anunciar, veja-se o caso de "CANTINFLAS NO INFERNO", exibido a 27 de Novembro de 1960. O cartaz punha o comediante a falar: "Ora cá estou eu... Não trago nenhuma 'garota' estilo B.B. mas..." A tal "garota estilo B.B." vinha mencionada em cartaz de filme anterior, "CANTINFLAS -- O SOBE E DESCE", exibido a 13 de Outubro do mesmo ano: "Aí vem o campeão acompanhado por uma 'boa' garota mais conhecida pela B.B. mexicana!"