Prestígio ancorado também em filme exibido anteriormente.
O penúltimo tivera sucesso, só assim garantindo direito a
transformar-se em plataforma que catapultava filme ainda melhor: "Depois
do grande êxito de 'FILHOS DE NINGUÉM", apresenta agora
um drama mais emocionante, mais humano e mais real que é 'TORTURA
DE MÃE'". Em Setembro de 1958, "a Empresa concessionária
deste cinema tem a honra de apresentar o encantador filme colorido [SISSI
A JOVEM IMPERATRIZ] QUE COMEÇA ONDE 'SISSI' TERMINOU".
Em Abril de 1959 a saga continuava: "A Empresa concessionária
deste cinema, tem a honra de apresentar o encantador filme colorido QUE
COMEÇA ONDE 'SISSI, A JOVEM IMPERATRIZ' TERMINOU -- Este encantador
filme é a continuação e fim de 'SISSI' e 'SISSI, A
Jovem Imperatriz' já exibidos neste cinema". O fim da novela
chamava-se "SISSI E O DESTINO".
(*) A carreira de Romy seguida na publicidade, que havia de festejar
a sua maioridade. "ENTRE DOIS AMORES" era "o primeiro
filme da encantadora Actriz ROMY SCHNEIDER classificado para maiores de
17 anos".
"PAIXÃO DESNUDA" apresentava-se como "filme
de argumento sentimentalão, muito do género do 'DIREITO DE
NASCER" ou 'FILHOS DE NINGUÉM', dramas comoventes, enternecedores".
"CAPITÃO BLOOD" (1941), um filme "que renova
o espírito de aventura do Sinal do Zôrro, reina o heroísmo
de Beau Geste e suplanta a grandiosidade de Ben-Hur com os seus formidáveis
combates navais".
Noutros casos assinalava-se que determinado filme continuava um já
exibido. Destaque só justificado pelo facto do filme primeiro ter
sido sucesso de bilheteira: " 3 ARTILHEIROS NA VADIAGEM --
Este filme completa um outro já apresentado por esta Emprêsa
-- 3 ARTILHEIROS -- o qual foi considerado o filme mais cómico até
hoje apresentado em Portugal".
"TARZAN E A COMPANHEIRA" rebobinava
outros êxitos, que olhava com sobranceria: "Um novo filme muito
superior a TARZAN O HOMEM MACACO e ao próprio TRADER HORN".
"ESCOLA DE VAGABUNDOS", que passou pela Lousã em
1958, comparava em pacote: "Um filme que choca, enternece, faz rir
e emociona como DEUS LHE PAGUE, CONTINUO A ESPERAR-TE, NEGRA É A
MINHA COR ou VIDAS SEM LUZ!"
Em "CHICAGO", na Lousã também em 1958,
a comparação servia para equiparar, não para subalternizar
o filme anterior: "O que 'HÁ LODO NO CAIS' foi para
as docas de Nova-Iorque... é este filme para a cidade de Al Capone".
Filme com outra curiosa referência a encimar o título: "O
filme cuja produção eles tentaram sabotar... porque põe
a descoberto toda a tenebrosa organização dos mais poderosos
'gangsters' dos estados-Unidos!" "VIDAS SEM LUZ"
também não estava interessado em superar, a equiparação
já era bastante lisongeira: "É uma super-produção
de grande envergadura artística e comercial que igualou em todos
os países o êxito enorme de DEUS LHE PAGUE". De "SOL
E TOUROS", em reprise na Lousã por Fevereiro de 1957,
afiançava-se "filme que vai igualar o êxito de CAPAS
NEGRAS". (**)
(*) O filme "OS FILHOS DOS TRÊS MOSQUETEIROS"
vivia, como o título indica, do sucesso das aventuras dos progenitores":
"V. Exa. ficou cativado com as famosas façanhas dos pais? Agora
ficará suspenso das heróicas aventuras dos seus filhos! E
não esqueça que um dos filhos é Maureen o'Hara que
é simplesmente estupenda a lutar!" Em suma, os três filhos
maila filha excediam "em audácia, aventura, amor e heroísmo
as façanhas que imortalizaram seus pais!"
(**) Por vezes os folhetos recuperavam slogans anteriores, glosando-os
no novo filme a anunciar, veja-se o caso de "CANTINFLAS NO INFERNO",
exibido a 27 de Novembro de 1960. O cartaz punha o comediante a falar:
"Ora cá estou eu... Não trago nenhuma 'garota' estilo
B.B. mas..." A tal "garota estilo B.B." vinha mencionada
em cartaz de filme anterior, "CANTINFLAS -- O SOBE E DESCE",
exibido a 13 de Outubro do mesmo ano: "Aí vem o campeão
acompanhado por uma 'boa' garota mais conhecida pela B.B. mexicana!"
|