O cinema é uma festa

Atenção à passagem do ano! Grandioso 'reveillon' com Cinema e Baile!

Em Fevereiro de 1937, o filme "MINHA NOITE DE NÚPCIAS" passava em plena quadra carnavalesca. O cartaz do filme informava: "São premitidos jogos CARNAVALESCOS". Para ajudar à festa, na bilheteira do Teatro vendiam-se serpentinas e confetis.

Em 1956, ao filme "O HERÓI DA VENDEIA" seguia-se um "fim de festa": "ATENÇÃO -- Toma parte neste espectáculo e em fim de festa no palco, o famoso e dinamico ilusionista MAX LOSSAFAN. Este artista vai apresentar ao digníssimo público os mais modernos trabalhos de alta ilusão". Dentro do seu vasto reportório, Max apresentava duas grandes atracções: "A CEIA DO DIABO E A GALINHA MÁGICA". Os preços da sessão, dado o acrescento, sofreram um "pequeno aumento de 1$50 por bilhete".

Em 1960 um só cartaz anunciava "4 sensacionais programas de Carnaval! 4 sensacionais noites de folia". Seleccionados para a festa, os filmes "LILLI E OS LADRÕES", "O PASSARINHO DA RIBEIRA", "BEIJA-ME COMANDANTE" e "SARILHO NA TELEVISÃO". Nos três primeiros dias de folia, do filme seguia-se para o "animado baile" que acabava às três e cinco da manhã. A música esteve a cargo da "afamada ORQUESTRA IDEAL" e da "afamada orquestra CONJUNTO CAFÉ PARQUE".

A passagem de 1960 para 1961 teve cinema com "reveillon". O programa começou a ser anunciado no cartaz de 11 de Dezembro: "Atenção à passagem do ano! -- Grandioso 'reveillon' com Cinema e Baile!". O filme escolhido para abrir o apetite ao champanhe foi "UM NOIVO DA AMÉRICA", passagem celebrada por se tratar de uma "apresentação em estreia no centro do País". O argumento, do jovem herdeiro milionário alvo de um batalhão de "caça-dotes", sugeria conselho avisado a todos os jovens: "Um filme que todos os jóvens deverão ver: Eles para aprenderem a defender-se! Elas para aprenderem a atacar!" Os jovens herdeiros milionários que tivessem escolhido o Cine-Teatro da Lousã para passar o ano já iam assim precavidos para o "animadíssimo Baile no seu Salão de Festas com a colaboração do afamado conjunto 'Café Parque', sem dúvida um dos melhores do centro do país".


FIM DO CAPÍTULO