Os padres... não me venha falar n'essa corja

Capítulo IX          Página 2

-- Perfeitamente; mas se só teve relações com um padre, se conhece só a vida d'um, como poderá dizer que todos são isto, aquillo, aquell'outro? Creio que poderá dizer: O abbade da minha freguezia é um hypocrita, é um patife, etc. Mais nada.

-- Oh! perdão, isso não disse eu, nem o direi. Porque esse é um excellente cavalheiro, a quem ninguem aponta uma falta. Um pouco fanático, lá isso é; mas trata a todos muito bem, é muito amigo das creancinhas, muito caritativo.

-- E quem lhe garante que não haja muitos como o seu abbade? O sr. não os conhece...

-- É o que diz toda a gente...

-- Mas será gente digna de credito, desinteressada e sincera? Olhe, se eu fosse perguntar a cada uma das pessoas que dizem mal dos padres, as razões porque o fazem, se lhes exigisse factos comprovativos das suas accusações, quasi todas, se não todas, limitar-se-hiam a dizer como o sr. que... toda a gente diz que os padres são uma corja.

-- Mas ha-de concordar que ha muitos padres indignos.

-- É possivel: são homens e, como taes, estão sujeitos a todas as fraquezas humanas. O sacramento da Ordem que lhes imprimiu o caracter sacerdotal, não os tornou impeccaveis. Mas que admira que na classe ecclesiastica haja membros indignos? Não os ha em todas as classes? Ninguem pode contesta-lo. E todavia havendo tantos operários deshonestos, beberrões, caloteiros. Do mesmo modo, pelo facto de alguns medicos, alguns advogados, alguns militares, etc., etc., serem incompetentes ou cobardes, ninguém terá o direito de accusar de incompetentes todos os medicos e advogados, ou de cobardes todos os militares. Só quando se trata dos padres é que se attribue á classe o que pertence (quando pertence...) a alguns individuos!

-- Pois sim, o sr. tem razão; ha n'isso alguma injustiça. Mas é certo que muitos padres não são o que deviam ser...

-- E quem poderá dizer que é tão perfeito e virtuoso como devia? Quem? Por certo nem eu nem voçê. Quem estiver innocente, atire com a primeira pedra. Olhe, apezar de tudo o que as más linguas dizem, a classe ecclesiastica é ainda entre todas as classes a mais virtuosa. Sobretudo, é a mais paciente; porque se de qualquer outra classe se dissesse a milesima parte do que se diz da ecclesiastica, quem o fizesse soffreria graves consequencias... O padre ouve e ... vinga-se como o seu divino Mestre: Senhor, perdoa-lhes porque não sabem o que dizem'. (nota 32)


Página 3