Palavras do Vereador


Imagens de Imagens

A fotografia é uma arte. O fotógrafo é um artista que na observação do quotidiano e na execução da temática escolhida para captar momentos expressivos, aspectos relevantes e ângulos sonhadores, valores que embelezam e transmitem estética e informação, coloca em pleno as suas capacidades criativas e desenvolve a natural apetência e/ou a formação adquirida.

António Costa Pinto e Dinis Manuel Alves no tema que formaliza a sua pesquisa fotográfica “Ao Redor de Coimbra”, apresentam-se detentores das virtualidades que enumerámos. Protegidos por uma paciência evangélica que permite aguardar o tempo preciso que dará visualidade ao disparo do “click”, e, “descobridores” de motivos especiais que enriquecem a arte que abraçaram, oferecem imagens extraordinárias de imagens sentidas.

Ultrapassando as fronteiras citadinas calcorrearam campos de improviso, olharam figuras diferentes na diferença que as distingue e admiraram paisagens ricas de contrastes e de horizontes dilatados, mas dissemelhantes.

O mundo rural com as suas características e os encantos que o identificam, povoado de riquezas humanas e paisagísticas, formado
de valores ancestrais e de modos de vida seculares, aureolado com tradições e costumes de gerações de gerações, e bafejado pelas cambiantes deslumbrantes doadas pela natureza e, também, pelo homem, transformou‑se no filão apropriado para os autores poderem dar guarida ao “encantamento” da objectiva e “magia” à imagem recolhida.

Imagens que são identidade na identidade das pessoas, das coisas e das comunidades. Uma exposição que revela as grandezas e a arte da fotografia.

 

                                  Coimbra, 12 de Junho de 2003

            Mário Nunes

            Vereador da Cultura