O Projecto "Dias de Coimbra"


Meio ano volvido sobre "Dias de Coimbra", António Costa Pinto e Dinis Manuel Alves propõem-nos itinerário fotográfico com sinal proibido para o centro da cidade. Durante mais de um ano, os dois autores calcorrearam dezenas de lugares do concelho, retratando vidas, momentos e coisas que não entram, via de regra, nos roteiros dos fotógrafos. De Cabouco a Tasneira, do Ameal a Lôgo de Deus, do Loureiro ao Murtal, quase uma centena de fotografias com poiso em mais de quarenta aldeias, bairros, lugares e lugarejos do concelho de Coimbra.

A série de exposições "Ao Redor de Coimbra" encontra-se patente, na Sala da Cidade e em duas salas da Casa Municipal da Cultura, de 4 a 29 de Julho de 2001.

"Ao Redor de Coimbra" insere-se no Projecto "Dias de Coimbra", que se pretende contributo para a memória fotográfica da cidade e do concelho.

Essa memória fotográfica existe, vai-se construindo dia a dia através do trabalho de amadores e de profissionais, das casas de fotografia aos jornais que no concelho se publicam.

Olhares por vezes muito presos à agenda das festas e dos desaires, olhares com hora quase sempre marcada por quem não fotografa e gosta de ser fotografado.

"Dias de Coimbra" surgiu porque os seus autores consideram haver espaço para outros olhares, para a gente sem estória publicável, para a gente cuja estória de vida é não ter estória para contar. Gente que faz Coimbra também, se calhar mais que os outros que açambarcam as manchetes e nem gostam de deixar as breves para os demais.

As reportagens de António Costa Pinto e Dinis Manuel Alves, iniciadas em Janeiro de 2000, representam já um espólio de vários milhares de fotografias, a divulgar em suportes vários.

Assim, mantém-se na Internet o site continente das fotografias da primeira série de exposições, intitulada "Dias de Coimbra" e que teve lugar em Janeiro/Fevereiro de 2001. Algumas fotografias são acompanhadas de poemas de Isabel Cristina Pires, José António Franco, Vasco Pereira da Costa e Manuel Alegre. Ainda textos introdutórios de Madalena Alarcão, Teresa Alegre Portugal e António Pedro Pita.

O Projecto "Dias de Coimbra" terá continuidade, ainda em 2001, com a exposição "Mercado". "" e "Ponte Europa" são duas das exposições previstas para 2002.

Para o presente ano está também prevista a edição de um livro contendo fotos das secções "Do Trabalho das Mulheres", "Do Remanso" e "Do Amor", fotografias que integraram a exposição de Janeiro, e que serão acompanhadas de poemas de Isabel Cristina Pires, José António Franco e Vasco Pereira da Costa. 

Itinerância 

Se pretender que alguma destas exposições venha a estar patente no local em que vive, agradecemos que nos contacte por email.

 

Galeria

Autores        Apoios        Sala de Visitas