Ampliação

Ao tempo, parecia verificar-se uma fúria de afirmação da empresa, pois os cartazes vinham quase todos com slogans lustrando o desempenho da distribuidora:

"Um programa apresentado por PÁTRIA FILMES é um bom programa. São os factos que o demonstram e o público que o confirma";

"Com produções desta categoria, se firma e confirma a versão justa de que PÁTRIA FILMES é quem apresenta a melhor de todas as programações";

"Quando não se poupa dinheiro nem sacrifícios para obter bons filmes e se tem uma nítida compreensão dos deveres que a preferência do público impõe, seleccionam-se filmes da categoria de VALSA ETERNA que ides ver, e que jamais esquecereis".

Em 1941 os auto-elogios continuavam:

"Não se produzem todos os anos filmes desta categoria. Não deixe de ver êste grandioso espectáculo que Pátria Filmes seleccionou, o que traduz garantia de bom programa" [TERRA BENDITA].

"BREVEMENTE -- PÁTRIA FILMES, que tem sob contracto as maiores produções desta época, as apresentará nesta localidade". "Não deixe de ver êste filme. Lembre-se que é um programa PÁTRIA FILMES, portanto a garantia dum espectáculo superior".

As dificuldades sentidas em 1942 e seguintes anos não esmoreciam os salutares ímpetos da empresa em servir cada vez melhor o público fidelíssimo:

"Um espectáculo PÁTRIA FILME, que através de tôdas as dificuldades procura servir sempre bem e cada vez melhor" -- para o filme "OS SETE CAVALEIROS DA VITÓRIA";

"Mais uma vez Pátria Filmes se abalança a ter a honra de levar ao seu público outra produção de tamanha categoria, mas como sempre, verá correspondido o seu esfôrço, cuja finalidade consiste em bem servir quem neles deposita confiança jamais posta em dúvida" -- para o filme "ROBIN DOS BOSQUES".