Fotografia: A Verdade da Mentira?

II Episódio

Esperem, creio que nos precipitámos. Engulam as palmas, se calhar as coisas não são tão claras assim. Se calhar o negro da foto tinha uma garrafa na mão, garrafa que desapareceu no scanner da France 2, para evitar conotações malsãs.

ReutersLe Jour

E se vos disser que a foto de Clinton, publicada em tantos jornais no dia seguinte à reeleição, havia sido tirada dois dias antes dos yankees terem ido a votos? A foto era da Reuters, e o jornal libanês Le Jour já a publicara na véspera das eleições.

E se vos disser que o tenebroso Zitouni apareceu barbudo quando afinal não usava barba? O verdadeiro Zitouni era este, não servia para capa de revista, porque terrorista que se preze usa barba, evidentemente.

E se vos disser que os neo-nazis eram apenas actores pagos por um repórter-falsário alemão, hoje na prisão? Michel Born aldrabou os alemães meia dúzia de vezes para ganhar dinheiro.

Já Emmanuel Layotte o fez apenas por picardia. Ele e o seu grupo de músicos do metro parisiense lembraram-se de inventar fabulosa colecção de troféus colhidos no lixo, valiosos porque todos haviam sido tocados pela aura de uma estrela. A gilette de Alain Delon nunca o foi, mas as televisões fizeram a barba com ela...

III Episódio