Palavras do Vereador

Na sequência das iniciativas culturais levadas a efeito em anos transactos, realiza a Câmara Municipal de Coimbra – Departamento de Cultura, mais um evento de extraordinário pendor cultural e artístico: uma exposição de fotografia.

António Pinto e Dinis Alves, credenciados artistas desta arte, tomaram sobre si a responsabilidade de captarem imagens únicas e irrepetíveis, desta vez relacionadas com a festa da Academia, a Queima das Fitas.

Com a paciência e a arte que presidem a trabalhos deste género, António Pinto e Dinis Alves moldaram momentos e fixaram atitudes, olhares e gestos, que registam objectividade e promovem leitura, reflexão e entendimento. Imagens que são autêntica radiografia celulóica, transpostas para o papel, e que “falam”, “sentem”, “vibram”, e deixam uma mensagem.

Por isso, a exposição valida o pendor humano, artístico e cultural do homem, do cidadão comum, do estudante. A fotografia materializa a alma, é o tacto, espelha o sentimento, derrama odor, fornece cor e proporciona convívio. Porque fotografar é escrever com imagens, é transportar o pensamento para horizontes infinitos, para mundos, por vezes, difíceis de decifrar e entender.

Os trabalhos de António Pinto e Dinis Alves incarnam a cumplicidade presente entre a matéria e o espírito, afirmam um poder de criatividade, e projectam o método interactivo que transmite, no objectivo que a criou para os outros, para nós.

                                  Coimbra, Maio de 2005

            Mário Nunes

            Vereador da Cultura