Dinis Manuel Alves


 

Nasceu no Lobito, Angola, em 1958.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; licenciado em Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Doutorando em Ciências da Comunicação/Jornalismo Televisivo.

Jornalista e repórter fotográfico. Iniciou-se no jornalismo em 1989, na TSF, tendo posteriormente trabalhado para o “Jornal de Coimbra”, “Tal & Qual”, “EXPRESSO”, TVI, Revista “Pais” e “Grande Reportagem”.

Deputado à Assembleia da República pelo círculo de Coimbra, eleito nas listas do Partido Socialista (1983/1985); foi professor no Instituto Superior Miguel Torga; professor na Escola Profissional da Lousã, onde coordenou o Curso de Comunicação Social.

Autor das exposições de fotografia “Paris, Fragmentos”, “Maningue Nice”, “Cemitério do Alto das Cruzes de Luanda e Outras Fotos”.  

Autor dos livros “Commercio da Louzã – 500 dias até à República”, “Do Teatro Club ao Cine Teatro da Lousã”, “No fastifud da Bernadete”.


Autor dos sites “Bosnia Now”, “TV.com”, “Mediana”, “Europa.com”,  Nimas”, “Cemitério do Alto das Cruzes de Luanda e Outras Fotos”, “No Fastifud da Bernadete”, “O 25 de Abril visto pelas crianças da Lousã”, “25 de Abril 25 Anos”, “25 de Abril Naif”.  


Autor dos seguintes ensaios sobre a FOTOGRAFIA:

Fotografia: A Verdade da Mentira?

Fotografia e Texto na Imprensa: Relações Fortes